quarta-feira, 6 de março de 2013

Cover Letter/Carta de Apresentação

O tempo parece que não passa :(
Então, pra dar uma adiantada, decidi providenciar o que, prevejo eu, precisarei para a primeira etapa do processo seletivo do icp!
Geralmente, o que se pede é:

Palestra

  • Documento com foto válido (não sai da carteira);
  • Comprovante de residência (creio que está muito cedo para providenciar. Vou usar algum de maio, dada a proximidade do comprovante com a data da palestra);
  • Voucher com a confirmação da inscrição para uma das palestras (ainda não abriram as inscrições, então...).
UPDATE - Lembrando que nos anos de 2014 e 2015 não houve inscrição para as palestras de primeira fase, então não foi necessário (por óbvio) levar o voucher de confirmação. Em 2016 voltou a ter inscrição, de forma que o voucher foi necessário.


Entrevista
  • Senha com data e horário da entrevista (ainda não tenho, porque só entregarão na palestra);
  • Uma foto 5x7 sorrindo (que providenciarei mais pra frente, porque é fácil de conseguir, fácil de perder/estragar e até lá posso mudar, nunca se sabe, né! :P);
  • Cópia da página de dados do passaporte, mostrando que estará válido até maio de 2014 (também providenciarei mais pra frente, porque fazer a cópia não requer tempo, é bem fácil. Além disso, meu passaporte está na casa dos meus pais. Tenho que buscar!);
  • Termos e Condições do ICP impressos (ainda não disponibilizaram o desse ano, pra eu preencher);
  • CV em inglês;
  • Carta de Apresentação em inglês.


Bom, como pode ser observado, é tudo muito simples de providenciar, além de estar meio cedo pra maior parte dos itens. Os mais trabalhosos mesmo, que demandam tempo e dedicação são o CV e a Carta de Apresentação. Esta, foi pedida exclusivamente no último processo seletivo (2012), então não se sabe ao certo se pedirão novamente*. Entretanto, já que estou sem muita coisa pra fazer (o que é uma grande mentira, porque tenho trabalho de direito constitucional e de direito processual civil), decidi redigir a minha. Pode ser que não peçam esse ano? Pode! Mas eu creio que as chances são grandes de estar na lista de documentos, e eu prefiro escrever e não usar, do que ficar desesperada e não conseguir tempo e calma pra redigir uma boa carta (eu sei que terei cerca de um mês entre a inscrição e a entrevista, mas nunca se sabe se coincidirá com época de provas, como estará a ansiedade etc).

UPDATE - Nos processos seletivos seguintes (2013, 2014 e 2015) pediram a carta de apresentação também! Mas em 2016 não foi pedida para a primeira fase.

No processo seletivo de 2015 não era necessário sorrir na foto, ficou a critério do candidato.
Além disso, foi solicitado que o candidato imprimisse direto do site do stb, antes da palestra, a role checklist e o proof of student status. Nos demais anos esses documentos eram entregues na primeira palestra. No entanto, assim como nos demais anos, o preenchimento não foi solicitado para antes da mesma, já que é na palestra que o representante do stb explica como preencher ambos os documentos.

E aqui vão as dicas...:

  •  Não se desespere. Se você não sabe escrever uma Letter of Intent (assim como eu não sabia, já que não faço aulas de inglês desde meu segundo ano do colegial), tudo bem! Na internet você encontra muitos (mas muitos mesmo!) modelos e templates, tudo passo a passo, não tem como se perder.
  • Sente-se em uma cadeira confortável.
  • Faça uma listinha esquemática, no idioma que você se sentir melhor pra redigir (se for português, não tem problema), de "Por que eles devem me escolher?", "Porque eu escolhi o ICP?", "Coisas relevantes que já fiz na vida que podem importar para o recrutador".
  • Hora de montar. O resultado final deve ser em inglês. Mas, novamente, se preferir fazer um rascunho em português, sinta-se em casa :) (acho que nem todo mundo que der dicas vai concordar com isso, mas não vejo problema algum em redigir primeiro em português desde que tudo seja adaptado bonitinho pro inglês e não seja feita uma tradução tipo google tradutor). Sua redação terá o seguinte, segundo minha pesquisa (atenção, isso foi o que eu pesquisei, são só dicas pra orientar na organização da carta. Pode ser que você encontre diferente por aí!): (i) Data, Direcionamento ao STB (que é quem vai receber a carta); (ii) Um início se apresentando brevemente (seu nome, o que cursa e onde, sua idade), com informações que você julgar necessárias para um primeiro momento (atenção, esse início deve ser breve! Não é pra contar sua história de vida); (iii) Descreva o porquê de você estar escrevendo a carta. Você pode redigir o motivo junto com a sua apresentação, num mesmo parágrafo; ou não. Fica a seu critério; (iv) Por que eles devem te escolher (aqui você pode associar com experiências relevantes para o programa, que demonstrem responsabilidade, maturidade etc); (v) Por que você escolheu o programa, o que ele vai te acrescentar de bom; (vi) agradece a atenção daquele que está lendo, elaborando o desfecho; (vii) "sincerely,"/"Best regards,"/coisa-do-tipo e o seu nome, umas linhas abaixo do "sincerely" ou correspondente, com espaço pra você assinar em cima.
  • Se você escreveu em português, hora de traduzir. Tenha em mente uma coisa: não traduza tudo ao pé da letra. Talvez você deva alterar a estrutura de algumas frases, pra se adequar melhor ao idioma. Mas tudo bem, você está aperfeiçoando o rascunho.
  • É uma entrevista de emprego. Seja formal. Não use mais de uma página. Não use "Comic Sans", deixe a paragrafação justificada, opte por fontes como "times new roman" e "arial", ambas tamanho 12, espaçamento 1,5 preferencialmente. Se sua carta estiver muito grande, então tamanho 11 e menor espaçamento. Se ainda assim não couber, tente mudar algo no seu texto que faça com que ele se torne menos extenso. Cuidado com o inglês. Empreste para alguém de confiança revisar, pra ver se está tudo dentro dos padrões da língua. E boa sorte (:

UPDATE - Quando eu fiz minha carta para o ICP, eu demorei milênios, fiquei revisando, não tava satisfeita nunca com ela.
A verdade é que eu queria que tudo saísse perfeito e eu não sabia o quanto a carta contava para a aprovação.
Agora, aprovada no meu segundo programa da disney (que também requer carta), percebi que não precisa ficar neurótico com isso, não precisa dispensar uma energia absurda com a carta.
O mais importante mesmo é sua entrevista. 
É importante fazer uma carta profissional e com informações úteis para o programa, mas sem desesperar, sem ter que ficar dias focando nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário