quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Segunda Fase - Entrevista com a Disney

Terça, 13 de agosto de 2013
Minha entrevista estava marcada para as 17h40.



Acordei cedo, fui à aula.
Tinha combinado de almoçar com a Taiza, Jac, Buzi e Line lá na paulista, onde ficaríamos enrolando juntas até o horário da entrevista.
Acontece que miou o role! Inclusive eu miei, porque queria lavar o cabelo depois da aula e não ia dar tempo se eu fosse no almoço.

Cheguei em casa umas 10h40 (minha aula termina 11h55, geralmente) e queria MUITO ler minhas anotações do icp, pra ficar mais confiante pra entrevista. Mas eu não tinha concentração pra isso.
Comecei a sentir uma coisa ruim. Me achar tudo, menos disney look. Senti que não ia passar mesmo!
O frio na barriga só aumentava!!!
Eu tentava pensar em várias coisas pra me tranquilizar (sem sucesso), do tipo: 'calma, você pesquisou horrores!', 'seu inglês é bom', 'pensa positivo!', 'você fala do icp pra todo mundo, só vai contar pra mais uma pessoa! no big deal', 'pouca gente é eliminada na segunda fase'.
MAS NÃO DAVA! A adrenalina, o frio na barriga SÓ AUMENTAVAM!

Lá pelas 11 e pouco acabou a primeira palestra de BH.
Eu queria saber quais recrutadores tinham ficado aqui em Sampa (e torcia muito pra terem ficado Scott, Jeni e Regina, porque queria um deles me entrevistando).
É que funcionou da seguinte forma: primeiro todos os 9 recruiters vieram pra São Paulo. Dai, antes da primeira palestra de bh, alguns foram pra Minas e alguns ficaram aqui.
A Demo disse que estavam lá em bh: Yvette, Javier, Julie, Sue e Jeni.
Assim, eu sabia que ia me entrevistar: Scott, Regina, Jill ou Laura.

O tempo foi passando e ficar sozinha em casa tava me deixando cada vez pior!
Um pouquinho antes das 3 da tarde a Buzi me ligou e disse que tava morrendo de ansiedade. A gente combinou, então, de nos encontrarmos. Sugeri tomarmos um suco na Bella Paulista, que era do lado do Hotel Renaissance, onde seríamos entrevistadas.
Me arrumei, peguei um taxi (pra não ser entrevistada suando, fedida, descabelada).
Cheguei na padaria primeiro. Depois apareceu a Buzi e, um pouquinho depois, Joe e Lucão.


O Lucão e o Joe já tinham feito a entrevista e contaram pra gente que os recrutadores estavam super adiantados. Então era só chegar lá que já entrevistariam a gente.
Quase 4 horas, a Buzi falou pra gente ir!



Chegamos no hotel, encontramos mais um pessoal que contou sobre a entrevista deles pra gente. Enrolamos um pouquinho até irmos fazer nosso check in.
A Taiza e a Jac estavam lá no check in sentadinhas, esperando.
Eu e a Buzi demos nossos nomes completos e nossa senha.
O Alvaro perguntou quem tinha interesse em ser performer, pra nos medir. Todas tínhamos.
Taiza tem altura do Boss; Buzi do Pooh e; eu e a Jac temos de Pluto.
Ficamos lá conversando com o Alvaro, o que foi a melhor coisa da vida, porque ele ficou contando dos icps dele, então não tive tempo de sentir aquela adrenalinazinha-pré-momentos-importantes, já que ele me deixou super entretida!

Nisso Regina e Scott saíram de uma porta e chamaram uma menina (que eu tenho certeza absoluta que eu conheço de algum lugar!!! mas não consigo me lembrar de onde!) e a Taiza, respectivamente.
A Jill apareceu e chamou a Jac.
A PORTA ABRIU DE NOVO.
EU ERA A PRÓXIMA DO CHECK IN!! ENTÃO IAM ME CHAMAR!!
Uma mulher que eu nunca tinha visto na minha vida chamou meu nome!!!
Esticou a mão pra mim e disse que era um prazer me conhecer.
Pensei: PQP, MAS QUE ZICA!! EU TINHA QUE CAIR BEM COM UMA RECRUTADORA NOVA, QUE NÃO TAVA NA PALESTRA???
Mas tudo bem, eu tava feliz que a moça era absurdamente fofa, simpática e sorridente!
No caminho entre a salinha do check in e a mesa dela, ela foi falando da capinha do meu celular (que estava na minha mão, porque eu estava desligando hehe), que era super diferente e fofa. Perguntou onde eu comprei, coisas assim.

Ela sentou numa cadeira e, do outro lado da mesa, eu me sentei também.
Nisso li na nametag dela "Laura".
A Laura tava na palestra, sim! Eu que sou cega e muito míope e, por isso, não a reconheci haha.
Ela perguntou como eu estava me sentindo (é normal puxarem um papo, pra gente não ficar mais tenso ainda. durante toda a entrevista eles puxam assunto sobre o que a gente conta). Eu perguntei dela, também.
Depois que ela respondeu, falei que lembrava que ela tinha dito na palestra que nunca esteve aqui, perguntei como tava sendo, o que ela tava achando.
Ela falou toda sorridente e disney look que tava adorando! Que tava conhecendo bastante da nossa gastronomia, que era ótima.
Percebi que ela falava ABSURDAMENTE rápido!!!! Mas dava pra entender... 






Começou a entrevista!

-Onde você mora? É na região do local da entrevista? 
Nessa hora eu respondi que morava há uma meia hora do lugar da entrevista. O que não é verdade!!! Acho que eu tava tão ansiosa, que falei a primeira coisa que veio na cabeça. Como naquele momento eu percebi que fiz aquilo, já me atentei pra desligar o piloto automático e responder o resto com mais calma e atenção.

-O que você faz em São Paulo? 
Como eu contei que tava no quarto ano de direito e que ano que vem me formava, ela quis saber se eu tava empolgada e o que eu pretendia fazer depois da graduação.

-Você já esteve na disney?
Quando contei que fui esse ano, ela quis saber se fui com amigos, o que mais me encantou, qual foi minha atração preferida. Como minhas respostas pras ultimas 2 perguntas foram coisas relacionadas ao mk, ela disse 'ah, então seu parque preferido é o Magic Kingdom, né?'. E anotou no notebook.

-Como você conheceu o programa? 
Contei que foi por meio de duas amigas minhas alumni que tavam conversando entre si no meu estágio, a Laura quis saber mais, tipo o que que as meninas me falaram do programa e tal. 

-Qual o seu motivo mais importante pra querer fazer o icp?
O MAIS IMPORTANTE? Tipo............ Isso não é tão simples, moça. Eu tô há um ano querendo isso mais que tudo. Expliquei que era difícil escolher o mais importante, falei de uma forma geral sobre o que o icp me agregará de bom, dai foquei minha explicação no lado mais profissional, falei sobre a Disney ser uma referência em guest service e que isso era algo único dos programas deles, não tinha como eu aprender em outro lugar que não vivendo como Cast Member lá.

-Me fale sobre uma experiência de trabalho sua.
Uma só... Isso é realmente difícil. Eu só tive 2 estágios, mas aqui cabe falar de trabalhos voluntários também, o que é algo muito valorizado por eles (já fui voluntária em 3 ocasiões diferentes). Na hora decidi falar sobre meu ultimo estágio, que tinha MUITO contato com o público, os clientes não tinham que pagar pelo serviço, então era algo bem Disney Look e que eu fiz durante muito tempo. Ela quis saber várias coisas, até se eu lidava com os clientes pessoalmente, ou por telefone.

-Guest Service é algo muito importante mesmo pra gente! Me fala uma situação em que você teve um desempenho que foi um destaque em guest service. Pode ser da sua vida pessoal, com amigos e familia, ou no trabalho. 
Confesso que li muito sobre as entrevistas, mas não esperava por essa pergunta. Fui pega de surpresa total!
O que me veio na cabeça (e foi o que eu contei pra ela), não foi algo pontual que eu fiz. Mas uma coisa que eu fazia todos os dias dentro do meu próprio estágio e que eu me orgulho, porque posso dizer que de fato ia above & beyond nisso.

Ela olhou pro computador e começou a falar "tô vendo aqui que você marcou que tem alto interesse em quick....... merchan......... attractions..." (eu marquei, além dessas, mais 4 opções como "high", mas ela só falou em voz alta essas 3):
-Então... por que você acha attractions tão interessante? (eu achei muito estranho, porque ela não perguntou qual era minha preferência, nem nada. ela simplesmente escolheu uma das 'high' pra perguntar).
Uma das coisas que eu tinha em mente, era explicar o quanto queria trabalhar com os guests e ter co-worker (que são relações obviamente diferentes), o que eu de fato sempre quis desde que descobri o programa. PORÉM, não falei nada disso.
Quando eu terminei de explicar, ela falou:

-Ok. E merchan, por que é interessante pra você?
Esse "Ok." pra mim foi um sinônimo de "Ok, você não me convenceu com attractions" :(
Então eu pensei: 'vou ter que ir muito além pra mostrar que merchan é a role perfeita pra mim' (minhas duas opções preferidas eram merchan e attractions).
Falei um tempão, relacionei com a minha carreira e senti que convenci!
Quando eu terminei de falar, ela disse várias coisas sobre a role, tipo das caixas pesadas que eu teria que pegar, de trabalhar em lugares fechados ou abertos... e eu fui comentando sobre por que estava ok com tudo.

-Você sabe que lá em Orlando vai conviver com pessoas muito, muito diferentes de você. Que moram em países muito diferentes, de culturas muito diferentes! Você já teve experiência com rommates? Em uma situação de problema, como vocês lidaram com a situação e como você pretende lidar com problemas com as roomies lá no icp?
Eu já tinha feito um intercâmbio na califórnia (ela quis saber onde eu fiquei, quanto tempo e várias outras coisas). Eu morava com mais TRÊS meninas em um mesmo quarto (quarto, não apartamento!). Falei sobre isso pra ela e tal. Que não chegamos a ter nenhum grande problema, mas que eu via a comunicação como a chave pra ter um bom relacionamento, caso tivéssemos algum atrito.

Depois disso tudo, ela fez umas perguntas que, pelo o que eu pude notar, eram padrões do sistema. Ela tinha um notebook e, de onde eu tava, não dava pra ver a tela. Mas me pareceu que ela foi lendo e marcando a resposta lá. Pela expressão dela, ela queria só que eu respondesse objetivamente com 'sim' ou 'não', sem me alongar. Eram perguntas sobre a role merchan (se eu me sentia confortável lidando com dinheiro, se eu me sentia confortável levantando caixas pesadas - sim, ela perguntou isso 2x -, trabalhar em locais abertos e fechados), se eu tinha piercing ou tattoo, se eu achava ok fazer exames aleatórios pra ver se eu usava drogas.

-Você tem alguma pergunta pra mim?
Eu ouvi muito dizer sobre VoluntEARs, mas queria saber mais. Perguntei pra ela e ela ficou muito empolgada, contando sobre todos os programas que eles fazem lá durante o ano (inclusive o que estava acontecendo na data da entrevista, sendo que quando eu chegasse lá, nem ia existir mais), foi bem legal a reação dela.






E pronto. Acabou!
Eu levantei e fui embora com a nítida sensação de que não passei.
Sabe, nas entrevistas desse programa acontece muito isso: você consegue, muitas vezes, ver na cara do recrutador se você foi aprovado ou não.
Na minha primeira entrevista eu vi que tinha passado (apesar de ficar me remoendo até ver o resultado). E nessa eu senti justamente o oposto.
Quando eu paro pra analisar minhas respostas, elas foram de ok pra cima. Não tive nenhuma resposta ruim, de verdade.

Como eu senti que ela não tava gostando, eu entrei tranquila na sala, mas no decorrer na entrevista fui ficando super nervosa, com a boca ultra seca!
É curioso, porque MUITA gente entra nervoso na entrevista e lá o nervosismo vai embora. E comigo foi justamente o contrário!

Não posso falar de modo algum que minha recruiter foi grossa, ou antipática.
Muito pelo contrário! Ela era muito simpática e fofa!

Sobre minha impressão negativa: alguns amigos meus acham que é porque meu horário era o ultimo (o ultimo mesmo! teve uma hora que eu fiquei sozinha com todos os recrutadores na sala) e talvez ela estivesse cansada. Ou ela só não é muito expansiva, porque ela tem outra cultura, outro jeito.
Mas, sei lá... eu senti muito forte que não ia dar certo.

Outra coisa que eu notei é que muita gente se sente numa conversa, mesmo.
E quando eu paro pra analisar o que rolou na sala, parece que a gente conversou.
Mas na hora me senti o tempo todo num interrogatório (e não foi isso que aconteceu. eu me senti assim pelo nervosismo).
Ela falava bastante rápido (o que eu não esperava) e eu fiquei com a sensação de que ela não queria que eu demorasse nas respostas. Então muita coisa que eu fazia questão de abordar fugiu da minha cabeça.



Bom, depois de tudo isso, nos encontramos no hall do hotel.

E partimos rumo ao the fifties!



Pra finalizar, ficam aqui minhas dicas:
1. Não minta. Os recrutadores fazem várias perguntas sobre o que você tá contando (aliás, vi caso até de recruiter que pediu pro candidato cantar) e se te pegarem mentindo não vai ser legal. Sério, eles só esperam de você vontade de trabalhar, coerência e disney look. Você não precisa ter um puta cv (se não tiver, não tem problema! mostre o quanto você valoriza essa experiência, mostre entusiasmo e seja simpático).
2. Cuidado com as impressões. Eu fiquei muito tensa, porque achei que a recrutadora não estava gostando de mim como candidata. Isso me prejudicou durante a entrevista (fiquei ultra nervosa) e depois (só pensava 'não passei') e no final das contas, fui aprovada de primeira!
3. Roles: preencha a role checklist com sinceridade. Vi muita gente falando "ah, vou marcar tudo, porque eles querem pessoas flexíveis". Isso não tem nada a ver (inclusive nos blogs/vlogs dos CPs - programa dos americanos - eles falam sobre isso de 'só marcar o que de fato te interessa'). Marque todas se você for pra lá independente da role. Sério, seriam 3 meses muito chatos se escolhessem pra você uma role que você não curte. O recrutador vai querer saber porque você não quer x role, então pense em uma boa resposta, de preferência que não te 'queime' com as outras roles (por exemplo, não fale 'não quero custodial, porque mexe com lixo'... todas as roles lidam com limpeza, além de que você não vai ter sua mãe pra tirar o lixo de casa).
3.1 Se seu recrutador focar numa role na entrevista, não crie muitas expectativas. É super comum direcionarem sua entrevista pra x e sua job offer vir com y (comigo aconteceu isso: foi super voltada pra merchan e eu passei pra attractions/operations). Se conseguir, super-valorize a role que você quer durante a entrevista, relacione com a sua vida pessoal/profissional.
4. Não esqueça do sorriso no rosto, contato visual, seja educado/simpático. Isso faz, sim, a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário