quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O Processo Seletivo!

Em primeiro lugar, gostaria de ressaltar que o processo seletivo do ICP sempre muda. A essência é a mesma, mas às vezes alguns pré-requisitos são alterados.
A seleção em si mudou absurdamente no ano de 2013, quando a Disney implementou um sistema novo (então imagino que a tendencia seja ela seguir o padrão aqui exposto, sempre podendo sofrer alguma alterações).

1. Pré-Requisitos

Para participar do ICP, os interessados devem atender aos seguintes pré-requisitos:

Conseguir comunicar-se bem em inglês; cursar uma faculdade de, no mínimo, quatro anos, reconhecida pelo MEC; estar entre o terceiro e o penúltimo semestre deste curso; ter meios para custear passagem aérea, visto (bem como as respectivas taxas), seguro saúde; ser maior de idade (18anos) no semestre de início do programa.

Há o limite máximo de 2 vezes participando do ICP, de modo que uma pessoa não pode ir 3 vezes ao programa.

Vale lembrar: lá, o interessado no programa morará com outras pessoas, que podem ser brasileiras, ou não; além de ter de interagir com os guests e/ou outros cast members de todo o mundo! Por isso, é importante que o participante do ICP tenha interesse em entrar em contato com outras culturas; que seja extrovertido e flexível!

UPDATE - 1. No processo seletivo de 2014, a pessoa tinha que estar matriculada entre o segundo e último semestre; No de 2015 o pré-requisito da matrícula se manteve igual ao do ano de 2014.
2. A Disney não permitiu no processo seletivo de 2014 nem no de 2015 que alumni voltasse para o ICP em Orlando, o que podia nos processos seletivos anteriores.
2. Inscrição

Se você preenche os pré-requisitos, então você pode se inscrever! Para isso, basta acessar o site do STB na parte do ICP. 
Entre o final de abril e o início de maio, a empresa coloca no site as datas e locais onde ocorrerão as palestras. O interessados devem confirmar sua ida a uma delas!

  • Não consegui, mas quero ir! E agora??? Agora, meu caro Cast Member em potencial, você deve ir - dica - bem antes do horário ao local onde ocorrerá uma das palestras. Lá, será formada uma fila de pessoas que não confirmaram presença, mas querem participar. Se aqueles que confirmaram não forem, os integrantes dessa fila irão, em ordem de chegada, preencher as vagas dos que não compareceram. Mas você acaba dependendo das desistências, o ideal é se inscrever!
UPDATE - Nos processos seletivos de 2014 e de 2015 não teve inscrição. Apenas foram informados os locais de palestra e o candidato teve que se dirigir a uma delas. Antes, com a inscrição, a pessoa tinha a vaga garantida na palestra que escolhesse (bastava chegar no local no horário divulgado com a confirmação de agendamento e documento com foto). Nos ultimos processos seletivos (2014 e 2015) o candidato teve de chegar cedo para garantir sua vaga.


3. Seleção

A Seleção acontece em duas etapas bem parecidas!

Na primeira, um representante do STB faz uma palestra (em inglês), passando informações sobre o ICP. (UPDATE - No processo seletivo de 2014, a palestra da primeira fase foi realizada em português) 
Aqueles que compareceram, recebem uma senha com data e local de uma entrevista.
Cabe ressaltar que, em regra, a empresa dá prioridade pra quem é de fora do estado e, dependendo, de fora da cidade onde a palestra aconteceu; ou seja, se você for de longe do local agendado, você provavelmente fará a entrevista no mesmo dia.

  • Perdi o horário, esqueci a data, peguei trânsito de 5 horas e meia e não deu pra chegar- comofaz? Não faz :/ Você perdeu a oportunidade. A menos que você consiga se programar pra ir em alguma palestra posterior à sua (caso tenha).
  • Você falou 'local da palestra'. Onde é isso? O local varia bastante. No último processo seletivo (2012), aconteceu em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, sendo que esta última só sediou a primeira etapa de seleção. Teremos de aguardar o STB lançar as datas e locais para 2013! 
UPDATE - Em 2013 as palestras aconteceram nos mesmos locais que em 2012. Em 2014 e 2015 as palestras de primeira fase foram realizadas em diversos locais (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Santa Catarina no caso de 2014; e São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasilia e Porto Alegre no caso de 2015). Mas as de segunda fase aconteceram apenas em São Paulo em ambos os ultimos anos.

Basta, então, comparecer ao local da entrevista portando foto 5x7 sorrindo; currículo em inglês; carta de apresentação em inglês; a cópia das 3 primeiras páginas do passaporte válido até, no mínimo, maio de 2014, ou o protocolo de solicitação de um novo passaporte; a senha da palestra; e termos de condições e participações impresso e assinado. Lá, será entrevistado por um membro da empresa STB, em inglês, em duplas ou trios.

Depois, o candidato deve aguardar o resultado, que pode ser: aprovado, reprovado ou stand by. O stand by, a princípio, não passa para a segunda fase. Mas há a possibilidade de seu status alterar para "aprovado", se houver alguma desistência daqueles que já haviam conquistado a vaga da respectiva etapa. 

Aqueles que estiverem com o status aprovado no sistema do STB até a data da segunda palestra, devem comparecer à mesma, que será ministrada por um recrutador da Disney! Nesta, há a distribuição de senhas, da mesma forma que na primeira palestra. Os candidatos passarão, na data e local indicados, por uma entrevista (também em inglês), dessa vez realizada direto com os recrutadores da Disney, em duplas ou trios.
Os resultados podem ser os mesmo que os da primeira fase. A diferença é que agora, os aprovados recebem uma oferta de trabalho contendo uma determinada role e data!

UPDATE - Em 2013 e 2014 o processo seletivo mudou um pouco. Depois que a pessoa foi aprovada na primeira fase, foi solicitada a inscrição no site oficial de carreiras da Disney. Lá tivemos que preencher um formulário novo de inscrição. Por conta do sistema novo, a segunda fase de ambos os anos foi individual, e não mais em duplas ou trios. Além disso, em 2014 não teve distribuição de senha na segunda palestra; os candidatos agendaram o horário de suas entrevistas online para realizarem pessoalmente em um dia escolhido.

4. Pós-Seleção

PASSEI! E AGORA?
Primeiro, parabenize-se MUITO, porque você está a um passo de ser um Cast Member!
Depois, você deve comparecer, na data agendada, à Info Session, que é uma palestra na qual o STB explica tudo referente ao próximos passos (obtenção de seguro saúde, visto J1, passagem aérea, outras taxas).
Há, ainda, uma reunião pré-embarque, na qual são explicados os procedimentos como imigração, o que levar, o que não levar etc.

  • Não posso ir. Perco a vaga? Não! A presença não é obrigatória em nenhum desses dois encontros, apesar de serem MUITO importantes.
  • Já tenho visto de turismo. Tenho que tirar outro? Sim! O visto necessário para o programa é o J1. Ele permite que estudantes universitários trabalhem nos EUA durante o período de férias. Qualquer outro tipo de visto, que não seja o J1, não preenche requisito necessário para o ICP.
  • O STB vende passagem aérea? Em regra, a empresa costuma vender pacotes de passagens, incluindo o GP, bem mais baratos que comprando direto com a companhia aérea. Mas isso não é uma garantia. O STB explicará sobre venda de passagens na Info Session e, havendo a venda desses pacotes, oferecerão.
  • Dá tempo de tirar o visto, sabendo que o resultado sai ao final de agosto? Sim! Todos serão orientados ao procedimento adequado para agendamento e entrevista no consulado americano.

Após tudo isso, acontece o embarque.
Em Orlando, o candidato aprovado passa pelo Traditions e por um treinamento para compreender as filosofias da Disney como empresa, além dos cuidados para realizar a role que exercerá!


(Obs: Os documentos citados como necessários, as datas estimadas, entre outras informações, foram fornecidas com base nos últimos processos seletivos; podendo ocorrer alterações destes nas próximas seleções.)

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