domingo, 30 de dezembro de 2012

Roles!

Quando o candidato é aprovado nas duas etapas do processo seletivo, recebe uma job offer, contendo a sua role do ICP, bem como a data do exercício da mesma.

O candidato pode aceitar a oferta de trabalho, ou pode recusá-la.
Mudanças de data, ou de role, não são possíveis.

Toda role tem seus pontos negativos e positivos. Há, também, o treinamento específico, para que o Cast Member a exerça com excelência. Na job offer, o candidato encontrará (salvo exceções, quando a Disney não oferece determinadas roles para o programa) uma das seguintes opções:



  • Attractions/Operations
Attractions/Operations têm por dever cuidar das atrações do parque: brinquedos, shows, teatrinhos, entrada do parque (aka park greeter), playgrounds.
Controlam tudo das atrações (são desde a pessoa que te dá tchauzinho na entrada do brinquedo, até a pessoa que te dá tchauzinho na saída do mesmo). Verificam se você está seguro no brinquedo, anunciam comunicados pelo auto-falante, ajeitam as filas, te ajudam a sair do brinquedo, entre outras funções.
Há um contato muito amplo com guests e costumam ter coworkers.
Há quem diga que, apesar da rotatividade (dentro de uma mesma atração, o Cast Member realiza todas as funções), o trabalho é repetitivo.
Só pode pegar hora extra na própria work location ou em shifts sem treinamento (como shift sem treinamento de pac ou do fantasmic).
  • Bell Services 
Recebem os guests nos hotéis, lidam com as bagagens, orientam no check in/out dos resorts. É uma role que engloba muitas funções, todas relacionadas às estadias dos guests nos hotéis.
  • Character Attendant 
Cuidam dos personagens espalhados pelo complexo Disney de todas as formas possíveis, como verificando se o personagem precisa de algo, se a fantasia está ok. Além disso, ajudam o performer a vestir a costume, organizam as filas para que todos tenham o contato adequado com o personagem. Também tiram fotos para os guests.
Quando algum guest fica muito tempo com o performer, é o Character Attendant que deve interromper, para que os outros possam interagir com os personagens também; ou seja, a pessoa deve saber lidar com situações que, muitas vezes desagradam os visitantes, do jeito mais amável possível.
É comum os guests perguntarem aos CAs onde fica determinada atração, banheiro etc, de forma que o ideal é que este Cast Member conheça bem a Disney.
Há muito contato com guest!
  • Character Performer 
São os personagens! Eles que saem na foto com os guests se portando e fazendo poses específicas do personagem o qual estão representando, além de darem autógrafos.
São puro Magical Moment. Costumam ver o dia todo sorrisos, brilhos nos olhos e lágrimas de felicidade.
No ICP, o Cast Member só tem a oportunidade de ser personagem cujo rosto não aparece (meninas, vocês não serão princesas).
Apesar de haver profunda interação com os guests, não podem falar, devendo abusar da linguagem corporal. Além disso, é importante que a pessoa tenha consciência de que deve usar fantasias pesadas e quentes, independente do clima.
Outra observação importante é que o Cast Member, pra ser determinado personagem, deve atender ao seu porte físico (assim o Mickey será sempre igualzinho, por exemplo).
Há uma lista da altura dos personagens aqui, neste site (que é muito bem feito e completo, por sinal).
Pessoas de estaturas muito altas, ou muito baixas; com experiências de dança ou teatro; têm grandes chances de serem performers (apesar de não ser uma regra, claro).
  • Costuming 
Responsáveis pela organização e limpeza das costumes. Trabalham sempre no backstage, de modo que não há interação com os guest.
Dizem que têm a grade de horário mais fixa.

  • Custodial 
Responsáveis por manter o parque/resort/downtown disney limpo.
Custodial pode trabalhar nas ruas de determinada área do parque/hotel/dtd, recolhendo pipocas, papeis etc do chão e fazendo a chamada trash run (recolher o conteúdo das latas de lixo).
(Com relação a vômitos, a Disney possui um produto que reage e torna o gosmento e fedido vômito, uma serragem. Daí e só varrer e pronto! Se você tem 'mimimi' com vômitos, seus problemas acabaram!)
Ou também podem manter determinados banheiros limpos e organizados. Deve recolher o lixo, quando necessário; repor sabonete, papel; secar a pia.
Custodial não é acompanhado pelo seu chefe durante a execução de suas tarefas, o que pode ser bom.
Ele deve conhecer bem o parque/hotel/dtd pois, geralmente, precisando de alguma ajuda, é com ele que o guest entra em contato, pelo fácil acesso a esse Cast Member (é fácil encontrar um custodial circulando por aí).
(É importante observar: todas as roles devem manter seu respectivo local de trabalho limpo e organizado)
  • Full Service 
Basicamente, dão as boas vindas e acompanham os guests até a mesa nos restaurantes nos quais os convidados vão para se sentar e comer com mais calma. Agendam reservas e tiram dúvidas dos guests, proporcionando uma interação muito grande com estes.
  • Housekeeping 
Camareiros dos hotéis. Devem repor e organizar tudo o que estiver faltando ou não estiver impecável, para que o quarto esteja sempre completo e organizado para os hospedes. Trocam os lençóis e fronhas da cama.
Não possuem, praticamente, interação nenhuma com os guests, além de não terem o chefe no pé o tempo todo, assim como custodial.
  • Lifeguard 
Salva-vidas.
Há teste de aptidão para essa role, uma vez que a pessoa deve estar apta pra resgatar alguém da água.
O lifeguard pode ter de cuidar de piscinas rasas, ou fundas (estes ganham mais que aqueles).
Durante o dia, há simulações surpresas, nas quais os Cast Members devem realizar o procedimento devidamente.
Possuem horários muito dignos (as piscinas não funcionam durante a noite), apesar de o trabalho ser um pouco monótono.
  • Merchandise 
Responsáveis pelas lojinhas espalhadas por todo o complexo Disney (parques, hotéis, DTD).
Devem manter as prateleiras sempre organizadas e preenchidas com os respectivos produtos.
São responsáveis pelos caixas, ou seja, não podem ter problemas com lidar com dinheiro.
Além disso, devem interagir com os guests, brincando com os produtos, ou simplesmente conversando, dando dicas etc.
Muitos lidam com pressão, já que, principalmente na época de Natal, as lojas ficam cheias, as filas imensas, e muitos reclamam e querem celeridade, ao mesmo tempo que você tem a responsabilidade de lidar com dinheiro e ser educado, gentil, simpático.
Têm muito contato com os guests e, geralmente, possuem coworkers.
Os horários são meio malucos, principalmente nos parques, onde, muitas vezes, os cast members devem chegar antes do parque abrir ou ir embora depois que fechar.
  • Quick Service 
São os Cast Members que trabalham em fast food no complexo Disney.
Podem trabalhar em restaurantes: no caixa, organizando a bandeja, na cozinha, retirando lixo do restaurante, limpando etc.
Ou podem trabalhar nos carrinhos (pipoca, sorvetes etc) - são os chamados outdoor food.
Quick, assim como merchan, também tem que lidar com dinheiro, com pressão (como no horário de almoço) e, creio eu, é a role que mais lida com mau humor (já que pessoas com fome dificilmente estão felizes). Também possuem horários malucos, entrando antes de o parque abrir, ou indo embora depois que fechar, já que devem deixar tudo em ordem para o dia seguinte.
Em compensação, quick tem a oportunidade de muito contato com guests e costumam ter coworker (salvo no caso de alguns carrinhos, que necessitam apenas de um cast member). Além disso, costumam ter os paychecks mais bonitos entre as roles, já que trabalham bastante.
  • Recreation
Role bem calma e com horários mais fixos.
Trabalham nos campos de golfe com aluguel de equipamento; ou na marina.


Importante: Sua role será determinada na segunda entrevista.
Você não poderá escolher, mas poderá sugerir, ou mostrar na conversa que você teria facilidade em exercer alguma da sua preferência.

UPDATE - Nos últimos anos (2012, 2013, 2014) nem todas essas roles foram oferecidas para os Cast Members brasileiros.
Exemplos: Lifeguard, Housekeeper, Recreation, Costuming (teve em 2012), Full Service (teve em 2012).

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